O que é o DMR?
 
  • Digital Mobile Radio (DMR) é uma rede padrão de rádio móvel desenvolvida pela “European Telecommunications Standards Institute (ETSI)” e adotada como plataforma por grandes empresas como Motorola e Hitera. Adotada há poucos anos pelos Radioamadores do mundo usando tecnologias para juntar os diversos padrões comerciais e dedicados.
  • DMR usa múltiplo acesso por divisão de tempo (TDMA Time Division Multiple Access) intercalando as transmissões de dois rádios em pacotes de 30 ms, o que chamamos de “slots”. Estes ocupam os 12.5 kHz do canal de rádio a cada pacote. 
  • Cada slot pode carregar conversas distintas ao mesmo tempo – isso significa que cada repetidor DMR proporciona dois canais de voz simultâneos como se fossem dois repetidores analógicos num mesmo espaço – a figura abaixo representa isso:
  • Na rede Brandmeister, cada slot pode ter um número ilimitado de “talk groups” como se fossem canais discretos e usados de modo independente um do outro. 
  • O usuário em um talk group não escuta demais em outro talk group (exceto se deixar liberado a função monitor no rádio), desse modo podemos pensar em Talk Groups como “Ambientes ou Salas de Conversação” ou até mesmo fazer uma analogia como se fossem Páginas de Internet.
  • Você escuta e opera num “Talk-Group” estando o radio programado com um contato de grupo no TX e, em alguns rádios como o GD77 que obrigam a ter o mesmo TG no RX List configurado no canal. Aos que estiverem soba a mesma cobertura do RPT, também num mesmo Slot.
  • O DMR proporciona melhor rejeição a ruídos e bom performance com sinais fracos comparando com Sistema analógico devido ao uso de sofisticado sistema de correção de erros (FEC – Forward Error Correction) e codecs para remover ruídos e reconstruir que porventura se percam  – ilustrado abaixo:

O CRB esta a disposição para ajudar nossos sócios e amigos a entrar para esta nova modalidade de comunicação.  Orientando na compra de equipamentos, fazendo o cadastro na rede e fazendo as configurações dos rádios.

O Sistema DMR/BRANDMEISTER permite o uso da Geolocalização através do APRS, e proporciona comunicação segura em caso de Emergencia nos Tg’s da Defesa Civil Nacional e Local caso necessário.

Defesa Civil Nacional: TG 724193
Defesa Civil Local: TG 8

Em breve teremos a nossa repetidora DMR/BRANDMEISTER.

Digipeater APRS

145.570 Mhz

PP5BRA

 

Repetidor de APRS para a região do Vale do Itajaí. O Sistema APRS permite a comunicação de dados através do radio, permitindo a troca de mensagens de dados, informações meteorológicas, entre outros serviços.

Este novo sistema permite que o rastreamento de veículos e pessoas, assim como o envio de informações em situações de emergência, utilizado em todo o mundo em situações de desastres naturais.

 


 

 

 


 

 

 

 


 

 

 

 

 


 

 

 

 

APRS CRB

Responsável PP5FE Glenn Prussek Martinho

APRS (Automatic Position Reporting System) é um Sistema de uso dos radioamadores, criado pelo radioamador americano Bob Bruninga(WB4APR) da Academia Naval dos Estados Unidos.

Com a utilização de programas (softwares) específicos, o radioamador consegue aliando radio e GPS (Global Positioning System), manter contatos em longas distâncias, sem a preocupação com a abertura de propagação e frequências.O sistema é muito utilizado, por radioamadores, para a localização de veículos terrestres, náuticos e aeronaves. O sistema aliado ao rádio é uma ferramenta sofisticada de rastreamento global, e apoio em caso de comunicações emergenciais. São utilizados, também, sinais de satélites que transmitem condições climáticas.

No Brasil a frequência utilizada para esta modalidade é 145.570 MHz., em Portugal é 144.800 MHz. O sistema é definido como de utilidade pública, pois antes de tudo visa o auxílio ao próximo. Para fazer parte deste seleto grupo, basta que o interessado preste os devidos exames junto ao órgão Fiscalizador de Telecomunicações e obtenha o Certificado e Licença de Operador de Estação Radioamadora.

Digipeater APRS Blumenau

Integrado a rede APRS SUL, este serviço, implantado pelo CRB na cidade de Blumenau, trará grandes benefícios aos usuários da região, principalmente a Defesa Civil, que poderá utilizar mensagens de texto, envio de localização de agentes em situações de emergência, informações meteorológicas.

Links APRS